segunda-feira, 25 de abril de 2016

Empilhando cubos e texturas.

De 18/04 a 22/04.

Matemática


Empilhando cubos: 

Nesta atividade as crianças exploraram os cubos de madeira, empilhando um sobre o outro e batendo um no outro. Assim, iam percebendo o som que emitiam. Também identificaram a forma geométrica do quadrado e suas cores. 

O foco desta atividade foi desenvolver a atenção, concentração, coordenação motora fina e percepção visual.



Mole/Duro


A todo momento, as crianças estão em contato com diversas Empilhando cubos, através dos brinquedos e recursos utilizados em atividades, para que comecem assim, a identificar tais diferenças e seus nomes. Realizamos atividades de exploração de materiais diversos.

Na tarde de hoje, trabalhamos a as diferenças de "Mole" e "Duro", usando como recurso batatas e macarrão cozido.

Sentados em rodinha fui lhes apresentando os recursos, permitindo-lhes que explorassem livremente e evidenciando suas texturas: quando dura, precisaríamos cozinhar, no caso as batatas e o macarrão, para ficarem moles e  quem faria isso pra nós seria a tia Dedê. 

Levamos, então,  para a cozinha e pedimos esse favor à tia Adelaide, nossa grande parceira durante a rotina escolar. 

Quando ficou pronto e frio, os levei ao refeitório para que as crianças explorassem a nova textura: Mole. Alguns ficaram meio receosos para colocar suas mãozinhas, mas acabaram participando. 

Trazer recursos em que as crianças possam sentir e explorar, instiga a curiosidade e favorece a internalização do conhecimento, que nesta idade, consiste no fazer e refazer.









Nenhum comentário:

Postar um comentário