terça-feira, 25 de outubro de 2016

esenvolvendo a coordenação motora

Desenvolvendo a coordenação motora

·       Brincando de massinha:

Ao brincar de massinha, a criança desenvolve a coordenação motora fina, o movimento e pinça, que nada mais é, do que pegar com a ponta dos dedos a massinha.

Entreguei para cada aluno um pedaço da mesma para brincarem e construírem o que sua imaginação permitisse.
Fizeram bolo, bola, minhoca, caracol.

·       Pega-pega:

Correndo, as crianças desenvolvem a coordenação motora fina e o equilíbrio. 

Introduzimos nos últimos dias em nossa rotina, a brincadeira de pegar, para que as crianças possam fortalecer seus músculos inferiores, agilidade, equilíbrio e segurança ao realizar as atividades que dependem do movimento do corpo.





A Lagarta

A Lagarta

Ao realizar as atividades, sempre pensamos de que modo as crianças podem estar assimilando o conhecimento de maneira mais prática; mas para que isso ocorra de maneira natural, nada melhor do que lhes permitir ter o contato com o real.

Ao explorar o recurso apresentado em sua totalidade, ou seja, a criança pode ver e tocar fazendo com que adquira conhecimento sobre o mundo em que vive e que possa também criar em seu imaginário a forma com a qual internalizou o conteúdo passado.

Na atividade sobre a Lagarta, a professora trouxe para a rodinha, três lagartas junto com folhinhas do pé de laranjeira, todas tiradas do Jardim da minha casa. Todos ficaram muito entusiasmados para poder ver as lagartas. Porém conversamos na rodinha que para observar teria que ser um de cada vez e sem tocá-las, porque às vezes sem querer a Lagarta faz dodói no dedinho da gente.


Então, um de cada vez, veio até a professora para observar as características da lagarta e seu alimento, após todo esse momento e exploração, fomos passar para o papel em forma de pintura, o bichinho que acabaram de conhecer. 


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cooking Class


Cooking Class


Na quinta-feira 13/10 nossos pinguinhos participaram da Cooking Class que houve durante a aula de Inglês. O prato feito por nossos alunos, junto à teacher Carla, professora Karla, professora-auxiliar Eliane e a tia Adelaide, foi o Bubble and Squeak.
Esse prato consiste numa receita tradicional inglesa onde são utilizadas as sobras dos vegetais do dia anterior, sendo essa receita usualmente feita para complementar o típico café-da-manhã inglês. No nosso caso, utilizamos ingredientes frescos, sendo a cebolinha e a salsinha colhidas pelas crianças na horta da escola.
A Cooking Class serviu para que nossos pequenos pudessem sentir novas texturas e ampliar o seu vocabulário, de uma forma muito gostosa!
Abaixo seguem as fotos dessa divertida vivência:







E aí, curtiram a atividade? Ficaram com água na boca? Repitam a receita com as crianças! Link da receita: http://www.bbcgoodfood.com/recipes/3033/bubble-and-squeak-cakes

A huge hug,

      Teacher Carla 

terça-feira, 4 de outubro de 2016

SENSAÇÕES

Produzindo e experimentando sensações.

Trabalhar com a exploração de diversas texturas faz com que a criança adquira conhecimento sobre o mundo que a cerca.

Com a pintura do Caracol as crianças exploraram as cores primárias e suas texturas.

Momento esse em que trabalhamos a coordenação motora fina e percepção visual.


Foi muito prazerosa está atividade.